top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Reconhecimentos Literários: Prêmio HQ Mix

Atualizado: 21 de dez. de 2023

Considerado o Oscar dos quadrinhos no Brasil, reconhece dentre 40 categorias as melhores histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas.

banner-raizes-reconhecimentos-literarios-premio-hq-mix

Reconhecimentos Literários - Prêmio HQ Mix.


Criado em 1988, o Prêmio HQ Mix valoriza a produção de história em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas no Brasil.


Há 35 anos reconhecendo e estimulando os diversos setores do segmento, contemplando 40 categorias, que abrange os diferentes profissionais e empresas envolvidas em uma publicação.


Sobre a criação da premiação

Criada no período pós ditadura militar e no ano em que nascia a nossa Constituição Federal, a premiação nasce num período de retomada da liberdade criativa e cultural.


Na época, Jal e Gual, apresentavam no programa TV Mix 4, da Gazeta, um quadro sobre lançamentos e destaques no segmento de historias em quadrinhos, chamado HQ Mix. Com o sucesso do quadro e interesse de promover e valorizar o setor, a dupla decide criar a premiação, que leva o mesmo nome do quadro.


Daquela época, ficou também a parceria com o colega e apresentador Serginho Groisman, que é padrinho e mestre de cerimônias de todas as edições do evento.


Os criadores

banner-raizes-criadores-premio-hq-mix-jose-e-joao

José Alberto Lovetro, conhecido pelo apelido Jal, é cartunista, roteirista, jornalista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.


Um dos fundadores e presidente da Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC - ESP) criada em 1983, instituição responsável pela criação do Prêmio Angelo Agostini, um dos mais antigos reconhecimentos para o setor de história em quadrinhos no Brasil.


João Gualberto Costa, conhecido por Gual, é ilustrador e quadrinista. Junto com Jal, e outros colegas, é também um dos fundadores da Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC - ESP).

Foi fundador e diretor do Instituto do Memorial das Artes Gráficas e do Museu de Artes Gráficas do Brasil, com o objetivo de aumentar o reconhecimento das histórias em quadrinhos como forma de arte.

Como funciona a premiação

Já na sua 35ª edição, o prêmio mudou e evoluiu ao longo do tempo, mas atualmente o podemos apresentá-lo dessa forma:

Um júri oficial, formado por uma comissão escolhida pela equipe da premiação, sob a presidência dos fundadores Jal e Gual, trocam pareceres por mais de quatro meses até chegarem na lista de indicados para cada categoria.

Aa lista dos indicados é publicada no site oficial da premiação, alguns meses antes da premiação.

A votação da lista de indicados é realizada por um júri nacional, formado por cerca de 2.000 profissionais da área dos quadrinhos, editores, pesquisadores e jornalistas brasileiros, previamente inscritos e aprovados a participar.

Por fim, a lista de vencedores é divulgada no site da premiação, e a entrega dos troféus ocorre de forma presencial em evento previamente divulgado.



Categorias contempladas

Visando reconhecer e estimular produções de qualidade nos mais diversos setores do segmento de quadrinhos, o prêmio contempla 40 categorias, abrangendo os diversos profissionais envolvidos em uma publicação, como desenhistas, coloristas, arte finalistas, entre outros.


Valorizando profissionais já conceituados e novos talentos, também premia obras de diferentes formatos (série, minissérie, digital) gêneros e públicos, além de editoras, publicações independentes e produções acadêmicas.

Confira a lista de categorias da última edição:


  1. Desenhista Nacional

  2. Roteirista Nacional

  3. Novo Talento – Desenhista

  4. Novo Talento – Roteirista

  5. Arte-Finalista Nacional

  6. Colorista Nacional

  7. Relevância Internacional

  8. Grande Mestre do Quadrinho Nacional

  9. Adaptação para os Quadrinhos

  10. Produção para Outras Linguagens)

  11. Edição Especial Estrangeira

  12. Edição Especial Nacional

  13. Publicação de Aventura/Terror/Fantasia

  14. Publicação de Clássico

  15. Publicação de Humor

  16. Publicação de Tira

  17. Publicação em Minissérie

  18. Publicação em Minissérie

  19. Publicação Independente de Grupo

  20. Publicação Independente de Grupo

  21. Publicação Independente Ed. Única

  22. Publicação Independente Seriada

  23. Publicação Infantil

  24. Publicação Juvenil

  25. Publicação Mix

  26. Web Quadrinhos

  27. Web Tira

  28. Livro Teórico

  29. Projeto Editorial

  30. Projeto Editorial

  31. Projeto Gráfico

  32. Editora do Ano

  33. Evento

  34. Exposição

  35. Mangá e Produções Correlatas

  36. Homenagem Especial

  37. Grande Contribuição

  38. Trabalho de Conclusão de Curso

  39. Dissertação de Mestrado

  40. Tese de Doutorado


Troféu HQMIX

A estatueta entregue como um troféu muda todo ano, sempre homenageando um personagem dos quadrinhos brasileiros e sendo produzido por um artista nacional.


Já foram troféu do Prêmio HQ MIX personagens de Ziraldo, Maurício de Souza, Glauco, Angeli e Laerte, Patrícia Galvão (a Pagu), Henfil entre outros. Obras primas, impecavelmente produzidas e de um significado especial.


 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a quem sabe se inscrever na premiação! Para mais textos como esse, continue lendo a série Reconhecimentos Literários.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



11 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page