top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Reconhecimentos Literários: Prêmio São Paulo de Literatura

Atualizado: 21 de dez. de 2023

A premiação reconhece o melhor romance e o melhor romance de estreia publicados a cada ano, em todo o Brasil.

banner-raizes-reconhecimentos-literarios-premio-sao-paulo-de-literatura

Conheça aqui o Prêmio São Paulo de Literatura, mais um Reconhecimento Literário realizado no Brasil.

O reconhecimento literário com o maior prêmio em dinheiro do país, garante visibilidade para as obras e seus autores desde a divulgação da lista dos finalistas. Vamos conhecer neste texto como funciona de mais esse reconhecimento literário.

Criado em 2008, vem a 14 anos selecionando as melhores produções literárias de cada ano. Com o intuito de reconhecer grandes escritores e novos talentos, estimular a produção literária de qualidade e despertar o interesse pela literatura brasileira.

Mantido pelo Governo do estado de São Paulo através de um projeto criado pela Secretaria de Estado da Cultura, conta com a gestão da Organização Social SP Leituras.


Como participar

Podem participar escritores de todo o país, brasileiros ou estrangeiros, que tenham suas obras publicadas no Brasil e em língua portuguesa.

Estão habilitados a concorrer, os livros cujo a primeira edição tenha sido feita no ano anterior a premiação e se enquadrem em uma das categorias: Melhor Romance do Ano, para autores que já tenham outros romances publicados e Melhor Romance de Estreia do Ano, para autores que sejam estreantes na publicação de romance, podendo já ter publicado em outros gêneros.

Formato de escolha

A curadoria do prêmio é composta por quatro especialistas na área de literatura, nomeado pelo Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Os curadores escolhem o time de júri que fará a escolha das obras finalistas e vencedoras.

Ao todo, o júri é composto por um time de 10 profissionais também especialistas na área de literatura.


A escolha ocorre em duas etapas: na primeira o júri avalia eletronicamente as obras e monta a lista de 10 finalistas para cada categoria, a partir de notas dadas a cada livro. A lista é divulgada no Diário Oficial do Estado de São Paulo - DOE.


Na etapa seguinte, o mesmo júri se reúne para deliberar e votar nas duas obras vencedoras.

Premiação

O vencedor de cada categoria receberá como prêmio o valor de R$200 mil. A maior remuneração em concursos literários no país atualmente.



 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a quem sabe se inscrever na premiação! Para mais textos como esse, continue lendo a série Reconhecimentos Literários.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



21 visualizações0 comentário
bottom of page