top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Resenha do Livro: Pequeno livro de tradições japonesas, de Erin Niimi Longhurst

Atualizado: 5 de jan.

Descubra filosofias e práticas da cultura japonesa que podem ajudar você a tornar seu cotidiano mais leve e significativo.

banner-raizes-resenha-do-livro-pequeno-livro-tradicoes-japonesas-erin-niimi-longhurst

Confira a resenha do livro Pequeno livro de tradições japonesas, de Erin Niimi Longhurst, com tradução de Cássio Yamamura e publicado pela Harper Collins em 2022. ​​


Para nos fazer repensar a vida atribulada que levamos e sugerir novos caminhos, esse pequeno livro chega como um guia.


Filha de pai inglês e mãe japonesa, a escritora Erin Niimi Longhurst cresceu sob a influência de duas culturas distintas. Em “O Pequeno livro das tradições japonesas” ela compartilha o que mais admira e acha relevante da cultura nipônica.


Seu objetivo, ela diz, é compartilhar “filosofias e estratégias que me ajudaram a enfrentar dificuldades, barreiras e provações da vida moderna cotidiana”. E de fato, sua curadoria de ensinamentos são focados em aspectos comportamentais, filosóficos e até um tanto, místicos.


Iniciando pelo Kokoro (coração e mente) ela explica a importância de encontrar a verdadeira razão (ou propósito) da nossa existência. Destacando a maneira sábia em que japoneses veem beleza na imperfeição e no efêmero, valorizando e focando no agora.


Então segue pelo Karada (corpo), parte que considerei mais interessante e de fácil implementação no dia a dia. Começando pela proposta de Banho de floresta (Shinrin-yoku): um passeio demorado e contemplativo em meio a natureza, bastante factível até para quem mora em centros urbanos, adaptando a floresta por praças e parques.


Passando pela ideia de arte com arranjo de flores, comidas, banhos em águas termais ou banheiras, prática de escrita à mão, aspectos da estrutura e funcionamento de lares japonês. E o meu preferido do coração: a cerimônia do chá.



Erin nos conta como funcionam cada uma dessas tradições, como podemos aprender e os benefícios de incorporá-las em nosso dia a dia. Sempre destacando que por trás de cada uma delas existe um significado mais profundo, que as tornam mais que uma simples prática, mas ações de uma filosofia de vida.


Ao final da obra a autora nos contempla com dicas de Shukanka (criando o hábito). Compartilhando suas próprias experiências e destacando o ensinamento de melhoria contínua, nos lembrando de que tudo é um processo, uma jornada.


O livro também é recheado de lindas fotos e ilustrações que nos transportam para o Japão. Outro ponto alto são os destaques de provérbios e expressões japonesas, distribuídos ao longo da obra: curtos, objetivos e muito profundos, eles inspiram e fazem refletir.


Com seu texto acessível e gentil, Erin nos faz repensar alguns comportamentos, como diminuir o ritmo e valorizar o momento presente. Vale a leitura! Deixo aqui o link para adquirir o livro e ainda ajudar o Raízes: Pequeno livro de tradições japonesas, na Amazon.


 

Deixo aqui algumas dicas pra saber mais sobre a autora:



Em seu blog, ela divide muitas dicas legais do Japão e de Londres, vale conferir!


Se você gosta da cultura japonesa, vale dar uma olhada nesses conteúdos:


  • Chá é a bebida que faz parte do dia a dia dos japoneses, aqui conteúdos muito ricos sobre o chá japones:

Vídeo com a Cerimônia do Chá Japonesa, por Iumi Takeda (@cerimoniacha).


  • A culinária japonesa também merece atenção, por isso deixo aqui a recomendação de uma série leve e muito interessante:


 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a ler o livro.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



53 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page