top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Reconhecimentos Literários: Prêmio PublishNews

Atualizado: 21 de dez. de 2023

Reconhece os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais de vendas e marketing por trás destes sucessos.

banner-raizes-reconhecimentos-literarios-premio-publishnews

Reconhecimentos Literários: Prêmio PublishNews.


Lançado em 2017, há 7 anos o Prêmio PublishNews reconhece o setor de vendas de livros, contemplando os profissionais de vendas e marketing, livrarias e editoras, além, claro, dos próprios livros mais vendidos.


Com o patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB e Skeelo e apoio do Goethe-Institut e NESPE, o PublishNews pretende unir a cadeia do livro, dando visibilidade e reconhecimentos para os atores que movimentam o mercado editorial.


A cada ano a premiação se atualiza e na edição deste ano, 2023, trouxe duas novas categorias em parceria com a distribuidora de livros Catavento e a plataforma de e-books e audiolivros, Skeelo.


Sobre o PublishNews

Criada em 2001, por Carlo Carrenho, como uma newsletter diária para informar das principais notícias sobre livros em jornais do país e exterior, hoje uma das principais plataformas sobre o mercado editorial.


Foi após oito anos de existência da newsletter que nasceu a primeira versão do site, com informações aprofundadas dos tópicos abordados na newsletter. Com o tempo, o canal se tornou uma referência não só para profissionais que trabalham com livros, mas também para jornalistas e assessores de imprensa, escolas, universidades, bibliotecas e secretarias de educação e cultura e leitores curiosos pelos bastidores do mercado editorial.


Em 2010, lançou a lista de livros mais vendidos, um importante ranking que apresenta o resultado de vendas das livrarias participantes https://www.publishnews.com.br/ranking, representando uma amostra do universo da venda de livros no Brasil. 


Em 2015, com a nova versão do site, trouxe a página de divulgação de empregos no mercado editorial, uma importante referência no setor.


Sobre Carlo Carrenho: fundador do PublishNews no Brasil e cofundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Fonte: PublishNews



Categorias da Premiação e formato da escolha dos premiados

Reunindo 10 categorias, que reconhecem profissionais, livros, livrarias e editoras, cada uma tem seu formato próprio de participação, avaliação e premiação. Entenda:


  • Categoria — Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano 

O troféu é concedido ao título, de qualquer gênero, que esteja no topo da Lista de Mais Vendidos do PublishNews, no final do ano anterior.

Também são reconhecidos os três livros mais vendidos, conforme o gênero, na Lista de Mais Vendidos do PublishNews, do ano anterior. Entram na premiação os gêneros: Ficção, Não Ficção, Autoajuda, Infantojuvenil e Negócios.


  • Categoria — Prêmio de Editora do Ano

Premiação também baseada na Lista de Mais Vendidos do PublishNews, reconhece a editora com o maior número de obras (ISBNs) nas listas semanais e que terminou o ano em primeiro lugar.


  • Categoria — Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial

Nessa categoria o agraciado é escolhido pela organização do prêmio, com base na sua carreira e contribuições para o mercado editorial.


  • Categoria — Prêmio Skeelo — Inovação do Ano

Criada em 2023, a categoria Inovação do Ano é uma parceria com o Skeelo e reconhece iniciativas inovadoras no mercado editorial brasileiro. Para participar, pessoas físicas ou jurídicas podem inscrever seus projetos desde que eles estejam em prática há pelo menos 3 meses do momento da inscrição.


São aceitas como iniciativas inovadoras qualquer processo ou ação que tenha criado facilidades, aperfeiçoado processos ou aberto novos caminhos, contribuindo assim para o desenvolvimento do mercado do livro.


A escolha do vencedor acontece em duas etapas: primeiro, PublishNews e Skeelo formam um corpo de jurados para selecionar os três finalistas; depois, o público poderá votar para escolher o vencedor.


  • Categoria — Prêmio Metabooks — Livraria e Editora que melhor utilizam metadados

Em parceria com a Metabooks — plataforma de metadados para o mercado editorial — a PublishNews reconhece a editora e a livraria que se destacaram no uso de metadados no ano anterior. A escolha dos vencedores é feita com base na pontuação gerada automaticamente pela plataforma, portanto só concorrem as empresas que utilizam o sistema.


  • Categoria — Prêmio Catavento — Livraria Destaque e Livreiro do Ano

Em 2023, foi lançada a categoria Prêmio Catavento, para reconhecer livrarias e livreiros que com criatividade e estratégia mantém seus negócios em crescimento, inovando nas formas de vender livros e contribuindo para o incentivo à leitura no país.

Os organizadores da premiação fazem a curadoria dos melhores projetos e os selecionados vão para o voto do público, que escolhe os vencedores.


  • Categoria — Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano

Uma das principais categorias da premiação é o reconhecimento do profissional de marketing e vendas. Um dos principais responsáveis por tornar um livro, um sucesso de vendas, entrando nas listas de mais vendidos. 


A escolha do vencedor é feita por votação de entidades do setor: livrarias, editoras, distribuidoras, por um grupo de jurados selecionados pelo PublishNews e por voto popular.

Os representantes de cada grupo votam na lista de participantes inscritos. Sendo que o voto de cada grupo possui um peso diferente na hora da contabilização, entenda no detalhe aqui. 


Ao final, o vencedor é o profissional mais votado pelo número relativo somado dos grupos e como prêmio recebe um curso na área editorial no Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe).



 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a quem sabe se inscrever na premiação! Para mais textos como esse, continue lendo a série Reconhecimentos Literários.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page