top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Resenha do Livro: A Vida do Livreiro A.J. Fikry, de Gabrielle Zevin

Atualizado: 20 de dez. de 2023

Uma história de amor, amizade e mistério, que se passa na única livraria da Alice Island.

banner-raizes-resenha-do-livro-a-vida-do-liveiro-Gabrielle-Zevin

Confira a resenha do livro A Vida do Livreiro A.J. Fikry, de Gabrielle Zevin, traduzido por Flávia Yacubian e publicado pela Paralela em 2014.


Nesta narrativa envolta em mistério, melancolia e muito amor (por livros, pessoas e lugares), conhecemos a história do livreiro A.J. Fikry, um protagonista rabugento e carismático.


"ISLAND BOOKS — A única fonte de boa literatura em Alice Island desde 1999. Nenhum homem é uma ilha; cada livro é um mundo".

Guiado pela escrita tranquila, fluida e bem humorada de Zevin, o livro prende do começo ao fim. Com os fatos se desenrolando aos poucos enquanto a vida de diferentes personagens vai se cruzando. Alguns se aproximam, outros se afastam em um enredo sem obviedades, nada fica claro desde o começo. A cada página uma descoberta e o final é muito, muito emocionante.


Uma história de amor, não só entre homem e mulher, mas pelos livros, pelas leituras, pelos amigos, pela ilha onde todos tem suas raízes. É uma narrativa envolvente, sobre o dia a dia desses personagens que erram, aprendem e ensinam, estando sempre juntos pela Island Books.

"Não somos as coisas que colecionamos, adquirimos, lemos. Somos enquanto estamos aqui, apenas amor. As coisas que amamos. As pessoas que amamos. E estas, acho que estas realmente continuam"

A.J. Fikri é o dono da única livraria - a Island Books - na ilha onde mora. Recém viúvo, vê seu sofrimento, misturado com seu jeito rabugento de ser, impactarem na administração dos negócios e com as vendas em queda, ele pensa em encontrar outra forma de vida. Sua esperança está na venda de um livro raríssimo, de colecionador, que pretende leiloar para ter os recursos necessários para sair da ilha, após fechar a livraria.


Solitário e sem familiares por perto, seu núcleo de relações se resume a poucos amigos e aos parentes de sua falecida esposa, o que torna sua ideia de ir embora muito compreensível, apesar de triste. Entretanto, uma reviravolta acontece, o livro raro desaparece e algumas semanas depois A.J. recebe uma entrega especial e completamente inesperada em sua livraria.



Fato que muda completamente o rumo da história e nos mostra um outro lado da personalidade do livreiro deprimido e rabugento. Passamos a acompanhar um drama cheio de mistério, que transforma a rotina de A.J. e seus amigos, os colocando em uma nova rotina, cheia de aprendizados, revelações e recomeços.


O livro é encantador, aquele tipo de história que esquenta o coração, mostrando como o amor pode transformar e unir as pessoas. Para os apaixonados por livros é também um prato cheio, por ser ambientada em uma livraria, os personagens estão sempre lendo e falando de livros.

"O lugar que Maya mais ama é lá embaixo porque lá embaixo é onde fica a livraria e a livraria é o melhor lugar do mundo"

 

Deixo aqui o link para adquirir o livro e ainda ajudar o Raízes: A Vida do Livreiro A.J. Fikry, na Amazon.

  • Encontrei esse vídeo da autora em um evento promovido por uma livraria. Nele, ela fala de sua carreira, sobre o livro e o mercado editorial. Achei o conteúdo bem interessante, Gabrielle Zevin é bem humorada e apesar de jovem já tem vários livros publicados. Vale a pena assistir!

  • Curiosidade: Esse livro teve uma adaptação para o cinema, lançada em 2022, com o roteiro da própria autora Gabrielle Zevin e o elenco contará com Christina Hendricks, Lucy Hale, David Arquette e Kunal Nayyar. Trailer aqui.

 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a ler o livro.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



65 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page