top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Encontro de Escritores e Escritoras de Campo Bom - RS

Atualizado: 22 de dez. de 2023

Confira como foi o primeiro Encontro de Escritores e Escritoras de Campo Bom-RS, organizado pela Setorial de Literatura e realizado na Biblioteca Municipal Professor Antônio Nicolau Orth.

banner-raizes-Encontro-de-Escritores-e-Escritoras-de-Campo-Bom-RS

Neste artigo contamos como foi o primeiro Encontro de Escritores e Escritoras de Campo Bom -RS.


Aconteceu nesta terça-feira, 25/07, o primeiro Encontro de Escritores e Escritoras de Campo Bom. Organizado pela Setorial de Literatura, com apoio da Biblioteca Municipal - Professor Antônio Nicolau Orth e da Secretaria de Educação e Cultura, para promover a união do setor, troca de experiências e apresentar ao público quem produz, apoia e divulga a literatura na nossa cidade.


Como leitora e entusiasta literária, fiquei muito feliz em participar dessa movimentação inédita na cidade, em prol da literatura. Área a qual já venho colaborando, de forma voluntária, realizando a comunicação da Biblioteca Municipal, principalmente via Instagram, e como integrante da recém-organizada Setorial de Literatura.


Nesse primeiro encontro aconteceu uma roda de conversa, num ambiente intimista e acolhedor, onde todos puderam se apresentar, contar sua trajetória com a escrita e a literatura. E ao final, foram lidos trechos das obras dos escritores e escritoras presentes.

foto-adriana-ferreira-blog-raizes

Como na data do encontro comemorávamos também o Dia do Escritor, a equipe da biblioteca — representadas pela Janir da Silva, Janete Pereira e a coordenadora Cheila Santos — convidou o compositor e músico Paulo Gambim e sua banda, para realizar a abertura do encontro, animando e encantando o público com músicas autorais. Muito atenciosas, elas também entregaram uma lembrança em homenagem aos escritores e escritoras presentes.

foto-lucas-unser-blog-raizes

Paulo Gambim, violão e voz, Anderson Ribeiro, cajon, Tiago Pieretti, teclado e Roniel Costa, violão, voz e desenhista. Foto de Lucas Unser | Comunicação PMCB.


Escritores e escritoras presentes no encontro


foto-adriana-ferreira-blog-raizes-escritora-ana-rangel

Ana Maria Rangel, escritora e professora de Educação Física, apresentou sua obra: “Meu sonho olímpico”, lançada em 2022, publicação independente via editora RJR. No livro ela conta, a partir da sua relação com a modalidade esportiva, a história da ginástica artística de Campo Bom, numa narrativa sobre sonhos, superação e amor ao esporte.


Quem tiver interesse em adquirir a obra, pode entrar em contato com a escritora pelo fone/Whats: (51) 99265-1771 ou na Livraria Prisma em Campo Bom.


foto-adriana-ferreira-blog-raizes-escritor-valdemar-peixoto

Valdemar Gomes Peixoto, ator, diretor de teatro e escritor, apresentou sua obra: “Quem matou Jesus Cristo”, lançada em 2023 de forma independente. Uma narrativa sobre a vida de Jesus Cristo, desde a infância até a sua morte, tendo como tema central a revelação sobre quem, na verdade, o matou. Antes dessa publicação, o autor escreveu algumas obras infantis.


Quem tiver interesse em adquirir a obra, pode entrar em contato com o escritor pelo fone/Whats: (51) 99841-4499 ou adquirir o e-book neste link.


foto-adriana-ferreira-blog-raizes-escritor-sergio-silva

Sergio da Silva, professor, administrador e escritor, apresentou a obra: “Inspirações de um jovem poeta”, lançada em 2022, publicação independente, via editora Oikos. O livro apresenta poesias sobre amor, desamor, vida e cotidiano. O autor também possui participação em antologias de poemas.


Quem tiver interesse em adquirir a obra, pode entrar em contato com o escritor pelo fone/Whats: (51) 98126-9832 ou na Livraria Prisma em Campo Bom.



foto-adriana-ferreira-blog-raizes-escritor-flavio-ghilardi

Flavio Gabriel Ghilardi, escritor, apresentou a obra: “Raízes poéticas das palavras”, lançado em 2021, publicação independente via Apoema Cultura Ambiental. Livro de poesias dividido em três temáticas: relacionamentos familiares, sentimentos e natureza. O autor que também possui participação em antologias de poesias, atualmente está trabalhando em seu segundo livro, com previsão de lançamento para 2024.


Quem tiver interesse em adquirir a obra, pode entrar em contato com o escritor pelo fone/Whats: (51) 99823-5314.


Everton Gaide de Oliveira, psicólogo, gestor de RH, especialista em neurociência e escritor, apresentou suas quatro obras:

  • “Mente Militar em Conflito - HAITI - A missão Continua”, publicada em 2015, pelo Clube dos Autores. Romance que relata a experiência de jovens soldados ao participarem de uma missão de paz no exterior, precisando enfrentar dificuldades e pressões diversas, enquanto lutam para manterem-se lúcidos. Quem tiver interesse em adquirir a obra, aqui está o link.

  • “Relações Líquidas - Crônicas e Contos de uma sociedade sem vínculos”, publicada em 2016, pelo Clube dos Autores. Seleção de 35 textos do autor, entre crônicas e contos, que tratam sobre as relações modernas, a loucura, a religião, o racismo e a política. Com influência dos pensamentos de Jean-Paul Sartre, Paulo Freire, Nietzsche, Freud e Michel Foucault e Zygmunt Bauman. Quem tiver interesse em adquirir a obra, aqui está o link.

  • “O Psiquiatra do Viaduto - Quantas histórias podem se abrigar nos viadutos das grandes cidades”, publicada em 2016, pelo Clube dos Autores. Romance que se passa em um viaduto, com um protagonista que vive em situação de rua, em meio a conflitos, livros, amor e a loucura. Quem tiver interesse em adquirir a obra, aqui está o link.

  • Resistência e Afirmação: O mínimo que você precisa saber para não ser um racista, lançado em 2020, primeira publicação independente. Livro resgata personalidades negras brasileiras protagonistas na cultura, economia e política brasileira e conta com prefácio de Paulo Paim.

Obra contemplada pelo edital da Fundação Marcopolo com a Secretaria Estadual de Cultura e Lei Aldir Blanc, o que possibilitou a distribuição de exemplares para escolas e bibliotecas de Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Quem tiver interesse em adquirir a obra, aqui está o link.


Roberto Atkinson, historiador, pesquisador e escritor, apresentou três obras em que participou:

  • “Protagonismo feminino no RS”, publicado pela Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul (ALMURS). Para o qual escreveu o capítulo intitulado: “Tecendo Memórias: Parteiras e Médicos em Campo Bom”, que conta a história das primeiras parteiras da cidade, passando pela chegada da medicina e do Dr. Lauro Réus em Campo Bom.

  • “Etnias do RS”, antologia publicada pela ALMURS em 2023, para qual escreveu sobre a história e atuação da Banda Municipal de Campo Bom, com o título: “O Legado dos Imigrantes: A Banda Municipal Guilherme Armando Dick”.

  • “Descendentes de Wilhelm Heldt no Brasil”, livro da escritora Jerusa Souza, sobre a história de imigração da família Wilhelm Heldt, perpassando por questões da imigração alemã na região, no qual colaborou com a pesquisa e escreveu o prefácio.

Quem tiver interesse em adquirir qualquer uma das obras, pode entrar em contato com o escritor, pelo fone/Whats: (51) 98454-5992.


foto-adriana-ferreira-blog-raizes-escritor-enio-faller

Enio Faller, corretor de imóveis, consultor comercial e escritor, apresentou suas duas obras:

  • "Lutar, dominar e existir", lançado em 2016, publicação independente, via editora Oikos. Um relato pessoal sobre seu processo de luta e superação diante de sérios problemas de saúde. Ao compartilhar sua experiência, busca inspirar e motivar outras pessoas. Quem tiver interesse em adquirir a obra, aqui está o link.

  • "Transformando revés em êxito", lançado em 2019, publicação independente, via editora Oikos. A obra traz também um relato pessoal do autor, após ter passado por amputação e protetização, compartilhando como viveu essa fase e os aprendizados que teve através de encontros, oportunidades e fé. Quem tiver interesse em adquirir a obra, aqui está o link.

O autor ainda compartilhou que está trabalhando em sua terceira publicação, que abordará a inclusão de pessoas deficientes.


foto-adriana-ferreira-blog-raizes-escritor-djeison-hoerlle

Djeison Hoerlle, UX designer, quadrinista e escritor, produziu especialmente para o encontro um poema intitulado: “O Homem que nada sabia”.

Atualmente, está trabalhando o em suas primeiras publicações:

blog-raizes-pag-livro-Palhas-Penas-A-odisseia-de-Tomas-e-Fel

A primeira é “Palhas e Penas: A odisseia de Tomás e Fel”, história em quadrinhos que conta a jornada do espantalho Tomás e o corvo Fel, em busca do conhecimento necessário para compreender uma recente descoberta: os livros! Em suas andanças eles encontram famosos personagens da literatura, como Visconde de Sabugosa, Macunaíma e Brás Cubas. Com lançamento ainda em 2023.


blog-raizes-pag-livro-o-colecionador

A segunda obra, também em quadrinhos, chama-se “O Colecionador” e traz o protagonista Érico, um colecionador, que sente a solidão e as consequências de viver em uma metrópole, enquanto reflete sobre a cada vez mais conturbada bolha do mercado de quadrinhos no Brasil. Uma narrativa poética, mesclada com uma análise crítica do cenário de histórias em quadrinhos brasileira.


 

Também estiveram presentes leitores, interessados no tema e demais integrantes da setorial. Todos participaram igualmente, compartilhando suas experiências e conexão com a literatura. Destacamos a presença da Renilda Gerhardt, professora e contadora de histórias de Campo Bom, grande incentivadora da literatura e da cultura em nossa cidade, da Diretora de Comunicação da Cultura Renata da Silva e da secretária de Educação e Cultura de Campo Bom Simone Daise Schneider.

Renilda Gerhardt, Renata da Silva e Simone Daise Schneider | Fotos de Lucas Unser | Comunicação PMCB.


Sobre a Setorial de Literatura CMPC - Campo Bom - RS

blog-raizes-logo-setorial-litratura-campo-bom

Setorial de Literatura é um grupo formado por escritores, escritoras e demais profissionais ligados ao setor literário, seja na sua produção ou divulgação. Esta setorial representa a sociedade civil, como parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campo Bom.


Essa mobilização vem acontecendo desde o último mês, em virtude dos recursos que serão destinados a diversas áreas da cultura — dentre elas a literatura — através da Lei Paulo Gustavo.


Para acompanhar as demais ações da Setorial de Literatura de Campo Bom,

 
blog-raizes-foto-encontro-escritores-campo-bom

Como integrante da Setorial da Literatura, agradeço em nome do grupo pela presença e participação de todos no primeiro Encontro de Escritores e Escritoras de Campo Bom - RS, em especial pelo espaço cedido, organização e acolhida da equipe da Biblioteca Municipal e pelo incentivo da Secretaria de Educação e Cultura de Campo Bom.

Que venham os próximos encontros!



161 visualizações0 comentário
bottom of page