top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Lista de... Livrarias em Portugal

Atualizado: 22 de dez. de 2023

Compartilho nesse texto uma lista com algumas das livrarias mais tradicionais que conheci em Lisboa.

banner-raizes-Lista-de-Livrarias-em-portugal

Confira Lista de... Livrarias em Portugal, elaborada por Adriana Ferreira para o Raízes.


A primeira coisa que me chamou a atenção ao passear pelas ruas do bairro Chiado, em Lisboa, foi a quantidade de livrarias.


A cada caminhada, descobria um novo um espaço dedicado aos livros: sebos, livrarias tradicionais com muitos anos de existência, livrarias com loja de antiguidades, livrarias especializadas, livrarias grandes e modernas de grandes redes…


Além disso, próximo de onde ficamos hospedados, todo sábado acontece uma feirinha de rua, com venda de livros novos e usados, obras de arte, discos e artesanato.


Fotos de Adriana Ferreira, para o Raízes.

Um deleite para quem gosta de ler, de livros e de arte.


Por aqui compartilho uma lista com algumas das livrarias mais tradicionais que conheci. Vem ver!



A Livraria Sá Da Costa completa, em 2023, seus 110 anos de existência. Fundada em 1913 no Largo do Poço Novo, está atualmente localizada no bairro Chiado, em uma rua bastante turística e central, próxima ao Hotel Borges e do Café A Brasileira, na região do Largo Camões.


Uma mistura de livraria, sebo e loja de antiguidades, lá encontramos quadros, mapas, estátuas, globos entre outros objetos históricos e de coleção. O vasto acervo contém desde livros raros do século XV ao século XX, clássicos e algumas obras mais recentes.


Ao entrar na livraria parece que o espaço é pequeno, mas ao fundo encontramos um corredor, que dá para outra sala com mais um corredor que leva a outra sala… e por essa espécie de labirinto vamos descobrindo que a livraria é enorme, com prateleiras recheadas do teto ao chão.

Foto-Raizes-Livraria-Sa-da-Costa-lisboa
Foto de Adriana Ferreira, para Raízes.
Vídeo retirado do site da livraria.


Um Gabinete de Leitura familiar que virou livraria e existe há mais de 180 anos no mesmo local, essa é a história da Livraria Ferin, também situada no bairro Chiado, em Lisboa.

Maria Teresa e Gertrudes, filhas do primeiro integrante da família Ferin que se fixou em Lisboa, abriram, onde hoje é a livraria, um gabinete de leitura que servia também como uma espécie de biblioteca para a comunidade da região. Elas emprestavam seus livros cobrando um valor, que depois investiam na compra de mais livros para o local.

Por serem estrangeiras, compravam também obras importadas, o que foi tornando o acervo diferenciado. Até que Maria Teresa, toma a iniciativa de transformar o gabinete em uma livraria, tornando-se a primeira livreira da Família Ferin.

Nesse mesmo período, até meados do século XX, o negócio também oferecia serviços de encadernação e tinha como principal cliente o rei D. Pedro V, que chegou a nomear o local de Encadernadora Oficial da Casa Real Portuguesa.

A livraria é bastante ampla e conserva o mobiliário em mogno maciço do tempo da fundação, reforçando o ar de livraria histórica. Entretanto, o acervo é bastante moderno e diversificado, com muitas obras estrangeiras traduzidas e em idioma original.

No subsolo, encontramos uma cafeteria, um local para eventos e um anexo com obras de sebo. Também estão expostos no local equipamentos antigos de produção gráfica e encadernação.

foto-raizes-livraria-ferin-lisboa
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes.
foto-raizes-livraria-ferin-lisboa-2
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes.
foto-raizes-livraria-ferin-lisboa-3
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes
foto-raizes-livraria-ferin-lisboa-4
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes.


A Livraria Almedina nasceu em Coimbra, em 1955, de frente para o Arco de Almedina. Por sua proximidade com o meio universitário e a demanda por publicações acadêmicas e didáticas, Almedina, além de livraria, se torna também editora.


Ambos negócios cresceram ao longo dos seus 68 anos e hoje a rede conta com 11 livrarias, todas focadas no público universitário. No meio editorial, o Grupo Almedina conta com 5 selos: Edições Almedina, Edições 70, Actual Editora, Minotauro e a Almedina Brasil.


Visitei a livraria localizada no Bairro Príncipe Real, próximo ao Largo do Rato, em Lisboa. O acervo é mesclado entre lançamentos gerais e obras teóricas, com uma grande sessão dedicada a livros de direito. O ambiente também conta com mobiliário antigo em madeira e estava com a fachada em reforma, por isso os andaimes na foto.


Outra curiosidade é que nesse mesmo espaço, ficava a Oficina de Vidro e Mosaicos de Arte Ricardo Leone.

foto-raizes-livraria-almedina-lisboa
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes
foto-raizes-livraria-almedina-lisboa-2
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes
foto-raizes-livraria-almedina-lisboa-3
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes
foto-raizes-livraria-almedina-lisboa-3
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes
foto-raizes-livraria-almedina-lisboa-4
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes

E por fim, a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento: a Livraria Bertrand.

Localizada no bairro Chiado, em Lisboa, está na ativa desde 1732 e por isso recebeu do Guinness World Record o certificado de livraria mais antiga em funcionamento.

Fotos de Adriana Ferreira, para o Raízes.

Com mais de 290 anos de existência a livraria já mudou de dono algumas vezes, se modernizou e expandiu, contando hoje com mais de 50 unidades em todo o país.


História:

Fundada em 1732, por Pedro Faure, a livraria era conhecida como o “El Dorado” dos livreiros.

Já mais velho, Faure passa a administração do negócio ao genro, Pierre Bertrand, que agrega à sociedade seu irmão Jean Joseph e a mulher Maria Bertrand. Movimentação altera o nome da empresa para: Pedro Faure e Irmãos Bertrand.


Quando em 1755 Lisboa é atingida por um terremoto que destrói toda a cidade, a livraria não passa imune. Após sua necessária reconstrução, ela reabre ao público em 1773, no mesmo edifício.


Por volta 1790, 35 anos depois e com a morte dos irmãos Bertrand, Maria Bertrand assume os negócios da família. Anos mais tarde, após a sua própria morte, a livraria passa a ser administrada primeiro por sua nora e posteriormente por seus netos.


E assim o empreendimento passou de geração em geração, até que o último membro da família Bertrand faleceu e quem assume a livraria é um funcionário, o livreiro, José Fontana. Que anos depois, sofrendo de tuberculose e desiludido com seu envolvimento na política, comete suicídio no prédio da livraria, mais precisamente no local onde hoje fica a cafeteria.


Assim, inicia-se a sequência de sucessores na gestão da livraria, no século XX: Nobre França, José Bastos e os franceses Aillaud. Até que em 1933, sob a gerência de Artur Brandão, o local mudou para o nome que conhecemos hoje: Livraria Bertrand S.A.


Conhecendo a livraria

Com mobiliário em madeira, o ambiente preserva sua imagem antiga, porém com acervo bastante atualizado e diversificado.

foto-raizes-livraria-bertrand-lisboa
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes.
foto-raizes-livraria-bertrand-lisboa-2
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes.

foto-raizes-livraria-bertrand-lisboa-3
Foto de Adriana Ferreira, para o Raízes

No corredor que liga os vários ambientes encontramos logo abaixo dos arcos da construção, registros históricos da livraria e seus fundadores.

Fotos de Adriana Ferreira, para o Raízes.

Outro detalhe bacana é que ao comprar um livro lá, você pode carimbá-lo indicando que são da livraria mais antiga do mundo. Eu adquiri uma edição de Lusíadas, com texto original e garanti meu carimbo!

Fotos de Adriana Ferreira, para o Raízes.

 

Essas foram as livrarias históricas que conheci em Lisboa/Portugal nas férias desse ano.

Mas, a cidade conta com muitas outras livrarias, históricas e modernas, vale a visita, o passeio e as descobertas pelo caminho.


Vale ainda comentar que visitei a unidade da Livraria da Travessa, que fica próxima a Livraria Almedina, inaugurada recentemente por lá. O espaço é lindo, organizado de forma bastante semelhante as unidades aqui do Brasil e com um acervo super extenso e diversificado.


Se você gostou das dicas e planeja visitar Lisboa, anote ai na sua lista! Ou compartilhe com alguém que esteja planejando essa viagem. Sem dúvidas serão passeios muito interessantes.


Obrigada por ler até aqui, até o próximo texto! 😉


 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado de ler.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page