top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Lista de Livros sobre… Plantas!

Atualizado: 15 de dez. de 2023

Unimos a paixão pela leitura com a curiosidade sobre plantas, para elaborar essa lista de livros sobre o tema.


Confira nossa lista de Lista de Livros sobre… Plantas!


Quem aí também ama, plantas? Cresci subindo em árvores, brincando com pé na grama, pegando verduras na horta de casa, comendo frutas direto do pé. Mesmo crescendo na cidade, morar em casa me possibilitou essas graças. Quando adulta fui morar em apartamento, o que limitou muito meu contato com esse universo. Para manter o pequeno bloco de concreto que chamamos casa, em um ambiente mais natural e verde, o jeito foi cultivar plantas em vasos.

banner-raizes-lista-de-livros-sobre-plantas

Em quase 6 anos de apartamento, algumas plantas chegaram e se foram. Outras seguem conosco até hoje. Ter plantas em casa é ótimo, além de embelezar o ambiente, elas auxiliam na a qualidade do ar e regulação de temperatura. E cuidar delas, colocando a mão na terra, fazendo pausas ao longo dos dias para regá-las, pode ser terapêutico. Um momento de pausa na rotina, que ajuda na ansiedade e saúde mental.


Durante a pandemia, nas fases em que o isolamento total foi necessário, a maioria das pessoas que puderam ficar em casa, optaram por iniciar uma horta ou o cultivo de plantas ornamentais. O objetivo era manter a proximidade com a natureza, deixar a casa mais agradável e se beneficiar com a terapia de mexer nas plantas e acompanhá-las crescer em seu próprio ritmo.


Como eu já estava nesse processo de cultivar plantas aqui no apartamento há algum tempo, no isolamento, me interessei em estudar mais sobre elas. Compreender melhor o que precisam para se desenvolver plenamente, como o tipo de substrato, quantidade de sol, modelo de vaso e adubo, etc. Tomei gosto e meus interesses foram para além do cultivo. Quis entender sobre botânica, sobre o funcionamento delas na natureza, sua evolução e pesquisas científicas mais recentes.


Assim, uni minha paixão por livros e minha curiosidade sobre plantas, para ler sobre esse tema que cada vez mais me encanta. E há tanto livro bom, que abordam as plantas sob diferentes aspectos. Sem falar que esses tipos de livros, em sua maioria, também são lindos, repletos de fotos e imagens encantadoras.


Por gostar muito de plantas e ter lido boas obras sobre o tema, preparei aqui para o Raízes uma lista de livros sobre esse tema encantador. Esse texto vai estrear uma nova categoria aqui no site, chamada: "Livros sobre…", no qual vou sempre trazer listas de livros sobre algum tema específico, prezando sempre pela qualidade das obras e as diferentes perspectivas em que o tema é abordado.


Vamos lá?


Livros sobre cultivo de Plantas

Mesmo conhecendo os benefícios de ter plantas em casa, preciso admitir que cuidar delas não é fácil, ainda mais em vasos. No jardim, plantadas no chão, uma planta ajuda a outra e podemos contar com elementos naturais como chuva, sombra, os bichinhos amigos que vivem na terra, assim como adubo natural que vem de folhas caídas, por exemplo. Plantas de apartamento, cultivadas em vasos são muito dependentes e você passa a ser o único provedor do que a planta precisa: adubo, água, terra nova e deixá-la em um local com a luz solar na medida em que ela precisa. E sem saber o básico sobre esses cuidados, muitas vezes as plantas morrem muito fácil, ou quando sobrevivem, param de se desenvolver: não crescem ou não dão mais flores.


Plantas são seres vivos, e precisam de cuidados específicos para poderem viver e crescer de forma saudável. E para cultivar plantas é necessário aprender um pouco sobre elas, compreender que tipo de planta vai se dar bem no espaço que você tem em casa e do que ela precisa para sobreviver.


Para aprender sobre tudo isso, de forma simples, clara e divertida, na minha opinião só com a brilhante Carol Costa e seus dois livros dedicados aos aprendizes de jardinagem: "Minhas Plantas: Jardinagem para todos (até para quem mata cactos)" e o "Paisagismo para todos (até os sem quintal)".



Essas obras são perfeitas para quem está começando nesse mundo, a escrita da Carol é leve, fácil e muito bem humorada. Ela ensina tudo que precisamos saber para cuidar de plantas, seja em vasos ou no jardim, desde o mais básico até dicas um pouco mais avançadas. Se você quer aprender a colocar a mão na terra e ter suas próprias plantinhas, vale muito o investimento nesses livros. Que além de apresentar um conteúdo incrível, ainda são muito, muito lindos, em edições super caprichadas com fotos de tirar o fôlego!

capa-livro-minhas-plantas-jardinagem-para-todos
Livro Jardinagem para todos

Com 277 páginas e 8 capítulos, o livro publicado pela editora Paralela apresenta o roteiro completo para você aprender a escolher as plantas que vão se dar bem na sua casa e como cultivá-las. Considerando quantidade de luz, tipos de vaso e substrato, adubo, rega, como tratar pragas e reconhecer doenças, as ferramentas que você vai precisar e muito mais! É sem dúvidas o guia mais completo e interessante que você vai encontrar.

foto-conteudo-raizes-livro-paisagismo-para-todos
Livro Paisagismo para todos

Com 255 páginas e 9 capítulos, esse livro também foi publicado pela Paralela. E traz o roteiro completo para quem quer fazer paisagismo, seja no jardim ou em casa/apartamento. Aqui a Carol explica como escolher as plantas certas para cada espaço da casa, considerando as características do local e das plantas. Ensinando como fazer combinações entre elas, pensando no bem-estar delas e no aspecto visual dessa combinação. E claro, orienta como cuidar, com muitas dicas e passo-a-passos para você que já cuida de plantas, avançar para o paisagismo.


Livros sobre comportamento das plantas

Além de cultivar plantas, tomei gosto por estudar e conhecer mais sobre elas, sob um aspecto mais científico. Nesse ponto, encontrei meu autor preferido: Stefano Mancuso, criador da neurobiologia vegetal, que investiga a comunicação entre plantas em todos os níveis de organização biológica. Também fundador da UniFI, uma startup dedicada à biomimética vegetal, ramo que envolve artefatos tecnológicos imitando determinadas capacidades das plantas. Ele traduz em seus livros a forma de vida das plantas e como, nós sociedade, podemos aprender com elas.


foto-conteudo-raizes-livros-stefano-mancuso

Plantas vivem em nosso planeta há milhões de anos e até hoje, são os seres vivos em maior quantidade na Terra. Compreender como esses seres sobreviveram, como lidam com os desafios da natureza para continuar se reproduzindo e evoluindo suas espécies, além de muito interessante, é uma forma de aprendizado. Nós temos muito o que aprender observando como a natureza age e Mancuso tem traduzido isso de uma forma clara, acessível e muito interessante. O autor tem oito obras publicadas e cinco delas já foram traduzidas para o português. Aqui, indicarei os três livros publicados mais recentemente pela Editora Ubu.

foto-conteudo-raizes-livro-revolucao-das-plantas
Livro Revolução das Plantas

Organizado em 9 capítulos, neste livro de 188 páginas, Mancuso se dedica a explicar como a forma de vida das plantas é interessante. E como suas táticas de sobrevivência são modernas e podem servir de exemplo para nós humanos. Já fiz uma resenha sobre o livro aqui pro Raízes, vou deixar o link aqui. Basta dizer que após ler esse livro, você não vai conseguir olhar para as plantas da mesma forma.



foto-conteudo-raizes-livro-a-planta-do-mundo
Livro a Planta no Mundo

Livro de crônicas botânicas, em que o autor narra histórias em que as plantas foram protagonistas. Ao longo de 189 páginas, Mancuso traz 8 textos envolventes, em que a relação planta e ser humano, fica explícita. Textos leves, que trazem curiosidades sobre as plantas em diversos lugares do mundo e diferentes momentos da história.


foto-conteudo-raizes-livro-a-incrivel-viagem-das-plantas
Livro A Incrível viagem das plantas

No livro publicado mais recentemente aqui no Brasil, o autor apresenta ao longo de 6 crônicas, as mais variadas formas que as plantas utilizam para se reproduzir. As estratégias de propagação de suas sementes, pensando nas maiores chances de germinação, são diversas e ocorrem há milhares de anos. Mancuso nos conta um pouco dessas aventuras e mais uma vez surpreende ao nos mostrar o quão as plantas são inteligentes e capazes de se movimentar por todo o planeta.


Livro sobre Botânica

Nessa onda de conhecer mais sobre plantas, quis estudar botânica. E a pandemia, me deu a oportunidade de fazer um curso de Introdução à Botânica, que há muito tempo queria. Isso porque o curso era presencial numa escola que fica em outro estado, mas com a pandemia, houve a adaptação para o online.


Dentre tantas coisas lindas que aprendi no curso e uma lista bibliográfica imensa e interessante para estudar botânica, vou indicar aqui o livro mais básico deles. Trata-se da obra: "Introdução à Botânica: Morfologia", do autor Harri Lorenzi, publicada pela editora Plantarum.

foto-conteudo-raizes-livro-introducao-a-botanica
Livro Introdução à Botânica

O livro, de 300 páginas, apresenta os termos que denominam as partes das plantas, sua origem, relação com ambiente e evolução. Por trazer fotos das plantas, ao invés de ilustrações, fica mais fácil para quem é leigo no tema, compreender e fazer comparações do que está no livro e o que observamos nas plantas de casa ou do jardim.

Conteúdo mais técnico, mas ainda assim acessível para quem é iniciante nos estudos botânicos.



Livros sobre Plantas Medicinais

É muito comum comermos plantas ou prepararmos infusões delas, pensando nos seus benefícios para saúde e bem-estar. O fato é que há muitos e muitos anos, antes de existir medicina e remédios, eram as plantas que serviam para o tratamento de doenças. Com isso, diversas áreas da ciência passaram a estudar as propriedades das plantas, realizando testes e aprendendo sobre possíveis efeitos colaterais. A partir desses estudos, surgem também algumas publicações, produzidas por pesquisadores sérios, que catalogam as principais plantas de uso medicinal.


Aqui vou citar uma dessas obras, por considerar bem completa e confiável, sobre plantas existentes no Brasil. Vale lembrar que é necessário muita cautela no uso de plantas para fins medicinais, pois como qualquer remédio, pode sim, causar efeitos colaterais indesejáveis. Por isso, o ideal é faze-lo após muito estudo e com acompanhamento de profissionais da área de fitoterapia.

foto-conteudo-raizes-livro-plantas-medicinais-no-brasil
Livro Plantas Medicinais no Brasil

Publicado pela editora Plantarum, a obra é organizada pelos autores Harri Lorenzi e Francisco de Abreu Matos. Com 576 páginas, o livro contempla 394 espécies da flora nativa e exótica cultivadas no país, organizadas segundo o APG II (sistema para a classificação das angiospermas, segundo critérios filogenéticos). Ao todo são citadas 608 espécies, junto de fotografias das partes que podem ser utilizadas, apresentando seus benefícios e indicações, bem como forma de preparo. Um livro de consulta, muito interessante, que apresenta opções mais naturais para tratarmos da saúde.


Você já conhecia algum desses livros? Ficou com vontade de ler? Se você ama plantas e ama livros, garanto que vai adorar conhecer essas obras. É a união perfeita que sem dúvidas lhe trará uma experiência muito prazerosa.

 

Muito obrigada se você leu até aqui! Essa foi a primeira lista de livros da série ''Livros sobre…", que irá trazer sempre uma lista de livros sobre temas interessantes, prezando sempre pela qualidade das obras e as diferentes perspectivas em que o tema é abordado.


Para ser avisado quando sair um novo conteúdo como esse, assine nossa news e entre para a comunidade do Raízes.


 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a ler os livros.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



98 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page