top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Lista de Livros sobre… Plantas!

Atualizado: 26 de abr.

Uni duas paixões e montei uma bela e interessante lista de Livros sobre… Plantas! 🪴💚 Vem conferir.

banner-raizes-lista-de-livros-sobre-plantas

Lista de Lista de Livros sobre… Plantas!


Quem aí também ama, plantas?


Cresci subindo em árvores, brincando descalço na grama, pegando verduras na horta de casa, comendo frutas direto do pé. Mesmo na cidade, crescer em uma casa me deu essas possibilidades. Quando adulta, passei a morar em apartamento, o que limitou muito meu contato com esse universo.


Para manter o pequeno bloco de concreto que chamamos casa, em um ambiente mais natural e verde, o jeito foi cultivar plantas em vasos. Em quase 6 anos de apartamento, algumas plantas chegaram e já se foram. Outras seguem conosco até hoje. 


Ter plantas em casa é ótimo, além de embelezar o ambiente, elas auxiliam com a qualidade do ar e a regulação de temperatura. E cuidar delas, colocando a mão na terra, fazendo pausas ao longo dos dias para regá-las e acompanhá-las crescer em seu próprio ritmo, é terapêutico. 


Um momento de pausa na rotina, que ajuda a diminuir a ansiedade, melhorando a saúde mental. Benefícios que fizeram muitas pessoas iniciarem uma horta ou o cultivo de plantas ornamentais em casa, durante a pandemia.  


Como eu já tinha esse hábito, na pandemia busquei me aprofundar no tema, indo além do cultivo. Quis entender sobre botânica, sobre o funcionamento das plantas na natureza, sua história e evolução e quais as mais recentes descobertas científicas sobre elas.


Assim, uni minha paixão por livros e minha curiosidade sobre plantas para aprender sobre esse tema que cada vez mais me encanta. E tem tanto livro interessante e lindo sobre o tema que vale muito a pena! 


Separei alguns deles aqui nessa Lista de Livros sobre Plantas pra dividir com você que me lê. 👩‍🌾


Livros sobre cultivo de Plantas

Mesmo conhecendo os benefícios de ter plantas em casa, preciso admitir que cuidar delas não é fácil, ainda mais em vasos. No jardim, enraizadas no chão, uma planta ajuda a outra e podemos contar com elementos naturais como chuva, sombra, os bichinhos amigos que vivem na terra e o adubo natural das folhas caídas, por exemplo. 


Plantas de apartamento, cultivadas em vasos, são muito dependentes e você passa a ser o único provedor do que a planta precisa: adubo, água, terra nova e movê-la para locais com a luz solar que ela precisa. 


Plantas são seres vivos, e precisam de cuidados específicos para poderem viver e crescer de forma saudável. E sem saber o básico sobre esses cuidados, muitas vezes as plantas morrem muito fácil, ou quando sobrevivem, param de se desenvolver: não crescem ou não dão mais flores.


Por isso é fundamental descobrir qual tipo de planta vai se dar bem no espaço que você tem disponível e o que ela precisa para sobreviver. 


Para aprender sobre tudo isso, de forma simples, clara e divertida, na minha opinião, só com a brilhante Carol Costa. Com uma escrita leve, fácil e muito bem humorada, ela ensina tudo que precisamos saber para cuidar de plantas, seja em vasos ou no jardim, desde o mais básico até dicas um pouco mais avançadas.


Se você quer aprender a colocar a mão na terra e ter suas próprias plantinhas, vale muito o investimento nesses livros, que além de um conteúdo incrível, são muito, muito lindos, em edições super caprichadas com fotos de tirar o fôlego!




capa-livro-minhas-plantas-jardinagem-para-todos

Ensina como escolher as plantas que vão se dar bem na sua casa e como cultivá-las. Considerando quantidade de luz, tipos de vaso e substrato, adubo, rega, como tratar pragas e reconhecer doenças, as ferramentas que você vai precisar e muito mais! É sem dúvidas o guia mais completo e interessante que você vai encontrar.


foto-conteudo-raizes-livro-paisagismo-para-todos

Ensina como começar a fazer paisagismo, seja num jardim ou em casa e apartamento.  Ensinando desde como escolher as plantas até como combiná-las entre si — considerando o aspecto visual e também o bem-estar delas.


Livros sobre o comportamento das plantas

Nessa trajetória com as plantas encontrei um autor favorito: Stefano Mancuso.


Autor e criador da neurobiologia vegetal e fundador da UniFI, uma startup dedicada à biomimética vegetal, ele traduz em seus livros descobertas cientificas sobre a forma de vida das plantas e como, nós seres humanos, podemos aprender com elas. 


Plantas vivem no planeta Terra há milhões de anos e até hoje, são os seres vivos em maior quantidade no planeta. Descobrir como elas sobrevivem e lidam com os desafios para continuar se reproduzindo e evoluindo suas espécies, além de muito interessante, são exemplos de vida.

foto-conteudo-raizes-livros-stefano-mancuso
foto-conteudo-raizes-livro-revolucao-das-plantas

Apresenta a forma de vida das plantas e como suas táticas de sobrevivência são modernas e podem servir de exemplo para nós humanos. Tem resenha do livro aqui, por hora, basta dizer que, após ler esse livro, você não vai olhar para as plantas da mesma forma.


foto-conteudo-raizes-livro-a-planta-do-mundo

Livro de crônicas botânicas, que narram histórias protagonizadas por plantas.  Textos leves e envolventes, que trazem curiosidades sobre as plantas em diversos lugares do mundo e diferentes momentos da história.


foto-conteudo-raizes-livro-a-incrivel-viagem-das-plantas

Crônicas sobre as mais variadas estratégias que as plantas utilizam há milhares de anos para se reproduzir, buscando as maiores chances de germinação e propagação da espécie. Essas histórias surpreendem ao nos mostrar o quão as plantas são inteligentes e capazes de se movimentar por todo o planeta.


Livro sobre Botânica

Aqui a indicação de um conteúdo mais técnico, mas bastante acessível para quem é iniciante nos estudos botânicos. Sem falar que é uma lindeza só!



foto-conteudo-raizes-livro-introducao-a-botanica

Apresenta os termos que denominam as partes das plantas, sua origem, relação com ambiente e evolução. Por trazer fotos das plantas, ao invés de ilustrações, fica mais fácil aprender cada parte e fazer comparações com o que observamos nas plantas perto de nós.



Livro sobre Plantas Medicinais

Há muitos anos, antes de existir medicina e remédios, eram as plantas que serviam — de uma forma até intuitiva — para o tratamento de doenças. Essas sabedorias foram passando entre gerações e estudadas pela ciência muitas delas são utilizadas para a produção de remédios.


A partir desses estudos, surgem também algumas publicações, produzidas por pesquisadores sérios, que catalogam as principais plantas de uso medicinal e que podem ser fontes interessantes para tratamentos mais naturais. 


Importante: Cuidado no uso de plantas para fins medicinais, pois como qualquer remédio, elas podem causar efeitos colaterais indesejáveis. Por isso, o ideal é fazê-lo com orientação de um profissional fitoterápico.




foto-conteudo-raizes-livro-plantas-medicinais-no-brasil

Contemplando espécies da flora nativa e exótica cultivadas no país, apresenta 608 espécies, com seus benefícios e indicações. Um livro para consultar e estudar sobre o tema, conforme necessidade e interesse. 

 

E aí, você já conhecia algum desses livros? 

Ficou com vontade de ler? 


Se você ama plantas e ama ler, garanto que vai adorar conhecer essas obras. É a união perfeita que sem dúvidas lhe trará uma experiência muito prazerosa.


 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a ler os livros.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page