top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Reconhecimentos Literários: Prêmio Sesc de Literatura

Atualizado: 21 de dez. de 2023

A premiação que abre portas para escritores iniciantes, faz a publicação nacional da obra vencedora.

banner-raizes-reconhecimentos-literarios-premio-sesc-de-literatura

Conheça aqui o Prêmio Sesc de Literatura, mais um Reconhecimento Literário realizado no Brasil.


Lançada em 2003, a premiação reconhece escritores iniciantes de obras inéditas e qualificadas para serem lançadas nacionalmente. Para assim, além de dar oportunidade aos principiantes, contribuir para a renovação do cenário literário nacional.


Podem participar escritores e escritoras não publicados nas categorias romance e conto. As inscrições ocorrem pelo site do Sesc Literatura, de forma gratuita e anônimas, a fim de garantir total imparcialidade na avaliação das obras pelo time de curadores.


Livros publicados de forma independente não podem concorrer. Entretanto, se a obra tiver apenas algumas partes divulgadas na internet (desde que não ultrapasse 20% do total), como em sites ou blogs, pode ser inscrita na premiação.


Cada edição escolhe dois vencedores: um, na categoria romance e outro na categoria conto. Seguindo o seguinte processo de análise: após a inscrição os livros são enviados para sub comissões julgadoras, distribuídas por todo país. Os livros pré-selecionados são enviados para a Comissão Final, composta por duas pessoas responsáveis por cada categoria: Conto e Romance. O anonimato das obras é resguardado até o anúncio do resultado, feito pelos canais oficiais da premiação.



Os laureados tem seu livro editado, publicado e distribuído pela editora Record, com uma tiragem inicial de 2.500 exemplares. Além do vencedor, participar da programação literária do Sesc em todo o país.


A edição de 2022 contou com 1.632 obras inscritas: sendo 844 na categoria Conto e 788 em Romance. Os vencedores foram: Corpos benzidos em metal pesado (CONTO), de Pedro Augusto Baía, do Pará e Mikaia (ROMANCE), de Taiane Santi Martins, do Rio Grande do Sul.


 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a quem sabe se inscrever na premiação! Para mais textos como esse, continue lendo a série Reconhecimentos Literários.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page