top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Reconhecimentos Literários: Prêmio Açorianos de Literatura

Atualizado: 21 de dez. de 2023

A premiação gaúcha existe há 45 anos e reconhece profissionais das artes cênicas, plásticas, dança, música e literatura.

banner-raizes-reconhecimentos-literarios-premio-acorianos-de-literatura
Monumento Açorianos | Porto Alegre - RS

Conheça aqui o Prêmio Açorianos de Literatura, mais um Reconhecimento Literário realizado no Brasil.


Criada em 1977 pela Prefeitura de Porto Alegre, a premiação originalmente visava reconhecer artistas porto-alegrenses nas áreas de teatro de dança. Anos depois, os segmentos de literatura (1994), música (1996) e artes plásticas (2006) foram incluídos.


O nome da premiação cultural é uma homenagem aos 60 casais de imigrantes açorianos que foram os primeiros habitantes da capital do estado gaúcho.


Nesse texto vamos conhecer os detalhes da premiação dedicada à literatura.



A premiação é uma das mais importantes do estado do Rio Grande do Sul e é realizada anualmente pela Secretaria Municipal Cultura (SMC), por meio da Coordenação de Literatura e Humanidades.


Dando visibilidade para a produção literária, reconhecimento aos profissionais de diferentes categorias do mercado editorial e valorizando ações e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento dessa arte na cidade.

trofeu-acorianos-de-literatura
Troféu Açorianos de Literatura, criado pelo artista plástico Xico Stockinger.

Inicialmente eram premiadas 10 categorias, em 2017 duas categorias foram extintas: Capa e Projeto Gráfico. Atualmente, portanto, concorrem ao prêmio as categorias:

  • Conto

  • Crônica

  • Ensaio de Literatura e Humanidades

  • Especial

  • Infantil

  • Infanto-Juvenil

  • Narrativa Longa (ficção, romance ou novela)

  • Poesia

Os vencedores de cada categoria, concorrem ao prêmio: Livro do Ano e o vencedor ganha, além do troféu, o valor de 10 mil reais.


Desde 2010, a categoria Criação Literária foi adicionada à premiação para laurear obras inéditas, cada ano de um gênero literário diferente. O livro vencedor é publicado pela Editora da Cidade (SMC/PMPA) e recebe um prêmio no valor de 10 mil reais.


Cada edição também escolhe pessoas ou entidades que trabalham na área do livro ou da literatura em Porto Alegre, para receber o prêmio de Destaque Literário. Nessa categoria podem ser reconhecidos escritores, professores, pesquisadores, bibliotecários, jornalistas, livrarias, editoras, iniciativas de incentivo à leitura ou divulgação do livro, espaços culturais, veículos de comunicação, ilustradores, artistas gráficos, contadores de histórias, bibliotecas, entre outros.


Quem pode concorrer?


Escritores nascidos ou residentes em Porto Alegre, ou com obras publicadas por editora com sede em Porto Alegre, no ano anterior à premiação.


As inscrições são divulgadas pelos canais da Prefeitura e da Secretaria Municipal Cultura, por um edital com todas as orientações e prazos.

E aí, você já conhecia essa premiação? Já leu alguma obra dos vencedores? Conta nos comentários.


 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a quem sabe se inscrever na premiação! Para mais textos como esse, continue lendo a série Reconhecimentos Literários.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page