top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Série de Conteúdo: Adorado, Objeto Livro - Tudo sobre o miolo do livro

Atualizado: 21 de dez. de 2023

Conheça as partes que podem compor o interior dos livros, também chamado de miolo.

blog-raizes-serie-de-conteudo-adorado-objeto-livro-tudo-sobre-miolo-do-livro

Série de Conteúdo: Adorado, Objeto Livro - Tudo sobre o miolo do livro


O objetivo aqui é apresentar brevemente as partes que formam um o miolo do livro, de acordo com termos técnicos utilizados no mercado editorial.


Conteúdo ideal para leitores mais curiosos e também, escritores e escritoras, que vão publicar seu primeiro livro. Confira os demais textos da Série de Conteúdo: Adorado Objeto Livro aqui.


Quer ajuda com sua primeira publicação, vamos conversar?

 

Nesse texto trataremos sobre o miolo do livro, que carrega o bem mais precioso desse objeto: seu conteúdo! Vamos lá?


  • A escolha do papel - além do conteúdo do livro, claro, uma das decisões mais importantes acerca do miolo é o tipo de papel em que ele será impresso.

Há algumas opções no mercado, mas a polêmica entre leitores costuma ser: time do papel branco contra time do papel amarelado. O fato é que cada um tem suas vantagens e desvantagens e a escolha deve atender aos objetivos do projeto gráfico e orçamento, uma vez que essa escolha é uma das que mais impacta no custo de produção e por consequência, no preço final de venda do livro ao leitor.


Além da cor do papel, a sua espessura também é uma decisão importante, chamada de gramatura pelas gráficas, conforme o tipo de papel escolhido as opções disponíveis mudam.


O papel offset é o mais comum, ele é branco, fosco, bastante resistente a umidade e por não ter revestimento absorve facilmente a tinta, tornando a impressão mais em conta. Por ser branco, ele reflete mais a luz e pode incomodar um pouco o leitor, principalmente em leituras mais longas.


Para impressões coloridas, como fotos ou ilustrações, um papel brilhante pode trazer um efeito mais sofisticado. Nesse caso se usa o papel couché, que possui acabamento brilhoso e uma variedade de gramaturas.


Já as queridinhas folhas amareladas, são chamadas de papel Pólen. Sua cor reflete menos luz, oferecendo mais conforto aos olhos durante a leitura, além de dar um ar mais sofisticado à obra. Contudo, seu custo é um mais elevado.


  • Como é feita a impressão do miolo de um livroao olhar a lateral do livro vemos vários “blocos” de folhas presos ali, e juntos eles formam o miolo do livro. Esses blocos de papel são chamados cadernos e por padrão tem a quantidade de folhas sempre múltiplos de 8, sendo mais comum, os cadernos de 32 páginas.

Essa informação é relevante para definir a quantidade final de páginas do seu livro, visando o melhor aproveitamento do papel - isto é dos cadernos - impactando diretamente no valor final de produção.


E como é feita a impressão nesses cadernos? Bom, a verdade é que a impressão do livro é feita em folhas de papel enormes que vem em bobinas cilíndricas, e entram abertas na impressora. Somente após a impressão elas são dobradas e cortadas, para formar os cadernos.


E para a impressão sair corretamente, nesta etapa acontece o que é chamado imposição de páginas. Isto é, a distribuição do texto na folha pensando no melhor aproveitamento de espaço e de forma que depois, ao ser dobrada, cada página fique na ordenação correta. Na foto, um exemplo de como o conteúdo é distribuído na folha com a imposição de páginas.


blog-raizes-imposicao-de-paginas
Imagem é uma reprodução de researchgate.net - Marcio Duarte.

  • As partes que compõem o miolo do livro - formado por todas as folhas da parte interna, é composto por três partes principais: pré-textual, textual e pós-textual. Por padrão, cada uma dessas partes é formada por itens específicos, os quais conheceremos agora.


Parte pré-textual: elementos que vêm antes do texto escrito pelo autor.

Vale ressaltar que nem todos os livros possuem a parte pré-textual com todos os itens que vamos citar aqui, cada uso depende do tipo de livro e das escolhas para cada edição.

Mas, de forma geral, essa parte é formada por:


  • Guarda - primeira folha logo depois da capa, existente apenas em livros de capa dura. Ela fica colada no verso da capa e se estende até a próxima página, como na foto abaixo. Em edições de luxo, esse espaço costuma ser bem chamativo, com design diferenciado.

blog-raizes-foto-foha-de-guarda
Exemplo de Folha de Guarda, livro capa dura.
  • Folha de guarda - primeira folha após a folha de guarda. Costuma apresentar apenas o título do livro, conforme foto.

blog-raizes-folh- de-guarda
Exemplo Folha de Guarda.
  • Folha de rosto - primeira folha após a folha de guarda. Costuma apresentar na parte da frente o título do livro, nome do autor e selo da editora.

Já no seu verso ficam as informações técnicas da publicação, como a ficha catalográfica, dados da editora, profissionais que trabalharam na edição e direitos autorais da obra. Caso o livro seja uma tradução, aqui também será informado os dados do livro original e os responsáveis pela tradução.


Algumas editoras optam por colocar a ficha no final do livro, na parte Pós-Textual.

blog-raizes-exemplo-folha-de-rosto
Exemplo Folha de Rosto.
  • Dedicatória - parte mais particular do livro fica na página seguinte a folha de rosto e não é item obrigatório. No espaço o autor deixa sua mensagem para quem está dedicando o livro.

  • Sumário ou Índice - indica como o livro está estruturado, por capítulos ou partes, mas não é item obrigatório.

  • Prefácio - vem antes da apresentação ou introdução, é escrito pelo autor ou outra pessoa e visa contextualizar a obra, sua temática ou o trabalho do autor. Bastante comum em obras clássicas ou em reedições.

  • Apresentação ou Introdução - conteúdo que apresenta a obra, as temáticas abordadas, podendo também contar sobre o processo de escrita do livro, objetivos e motivações do autor.

  • Epígrafe - trata-se da citação de outra obra e serve como inspiração para o conteúdo que está por vir, deixando o leitor no clima do livro. Pode aparecer apenas no início da obra ou anteceder cada abertura de capítulo.


Parte Textual: formado pelo conteúdo do livro em si, escrito pelo autor. Pode ser organizado por capítulos ou enumerado por partes.


Ao longo do texto também encontramos indicativos de notas, que trazem informações complementares, explicam algum termo utilizado ou citam as referências. Esses textos podem ficar no rodapé da página ou em uma lista no final do livro.


Nessa parte também podem existir ilustrações, imagens ou demais imagens complementares ao texto, que também costumam ser listadas ao final da obra, com seus respectivos créditos.


Parte pós-textual: parte que vem após o texto principal da obra.

  • Glossário - alguns livros, principalmente os técnicos, possuem glossário. Que como sabemos, é uma lista de palavras citadas no texto junto de seu significado.

  • Índice remissivo - uma lista com os termos (palavras-chave) e tópicos abordados no livro, com a indicação das páginas em que aparecem.

  • Posfácio - texto complementar ao livro, normalmente escrito pelo autor, indicando outros materiais e dando referências sobre a obra e os temas abordados nela. Em alguns casos, tem um tom mais crítico, fazendo uma análise da obra.

  • Agradecimentos - outra parte mais particular onde o autor faz seus agradecimentos às pessoas envolvidas na publicação do livro.

  • Bibliografia ou Referências - lista a bibliografia e demais materiais citadas na obra ou utilizadas para embasá-la.

  • Folhas finais - dependendo da escolha da editora ou pela quantidade de folhas do caderno que sobraram na edição, esse espaço pode conter informações de catálogo e recomendações de outros títulos.

Na última folha, sempre consta o colofão, com as informações técnicas sobre a impressão do livro: tipo de papel, gramatura, fonte, etc. Dado bem interessante para pesquisar referências para sua publicação.


 

E aí, já conhecia todas as partes que compõem o miolo do livro? Comenta aqui embaixo!

Sugiro seguir a leitura com o texto sobre os itens acessórios em livros.



Se precisar de ajuda com sua publicação, entre em contato!

 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a continuar lendo a série.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



26 visualizações0 comentário
bottom of page