top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Lista de Livros… Seleção Especial Dia da Mulher

Atualizado: 5 de jan.

Cinco obras escritas por mulheres, para mulheres — e todos os que se interessam por uma sociedade mais igualitária.

banner-raizes-Lista-de-Livro-Selecao-Especial-Dia-da-Mulher

Confira nossa Seleção Especial Dia da Mulher com cinco livros escrito por mulheres.


O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela ONU na década de 70, como um marco na luta das mulheres por seus direitos e melhores condições de trabalho. Uma data para advertir sobre as infinitas desigualdades que assombravam a sociedade naquela época e que persistem até hoje.


Longe de ser uma data para parabenizações ou presentes, é um dia para nos manter alerta e revisitar temas ainda carentes de discussões e encaminhamentos de melhorias reais.


Nesse contexto, selecionei especialmente para essa data cinco leituras de obras produzidas por mulheres. Com temas variados entre si, mas que tratam igualmente de questões relevantes para compreender a condição social das mulheres e contribuem proporcionando autonomia, segurança e acolhimento.

Leituras que podem trazer luz, libertar e motivar revoluções internas — normalmente as mais eficazes.


Já falei aqui o quanto acho que todos deveriam ler esse livro. Num misto de relatos pessoais e muita informação, Marcela Ceribelli apresenta em sua primeira publicação a síntese da realidade das mulheres do nosso tempo. Instigando olhar para dentro e fazer novas reflexões a partir de uma contextualização da nossa existência em sociedade. Resenha dele aqui.


Pequeno grande livro da escritora Djamila Ribeiro. Um texto extremamente importante e didático sobre branquitude e racismo estrutural. E seu alerta sobre a necessária ação antirracista para o real combate ao preconceito, que está enraizado em nossa cultura e segue sendo alimentado no cotidiano. Trago esse livro, pois não podemos falar de direito das mulheres, sem reconhecer que mulheres negras sofrem ainda mais com a desigualdade de gêneros. Portanto, compreender o contexto sócio histórico que construiu e sustenta nossa sociedade estruturalmente racista é fundamental.



Neste livro, Lucelena Ferreira apresenta o resultado de suas pesquisas sobre discriminação de gêneros no contexto corporativo, investigando suas causas, efeitos e caminhos para superá-los. Além disso, ela entrevistou nove mulheres que lideram grandes empresas. Para entender como elas conseguiram chegar até essas posições, tudo que enfrentaram nesse caminho e o que ainda enfrentam permanecendo lá. Um texto franco e muito informativo, que serve para esclarecer o cenário, indicar as dificuldades e possibilidades de superação. Mostrando que não é fácil, mas que é possível. Vale demais a leitura.


Não tem como falar em igualdade de gêneros, sem pensar em mais liberdade e autonomia para as mulheres. Nesse processo a independência financeira é fundamental. Para aprender a cuidar do dinheiro, entender quanto custa suas horas de trabalho e seu padrão de vida são itens básicos, que Nathalia Arcuri explica de uma forma muito didática e bem humorada. Indico muito essa leitura e o trabalho da Nathalia com o Me Poupe (canal YouTube), tenho certeza que será transformador.


Ah, Chimamanda! Ativista feminista e escritora nigeriana, que já publicou romances e ensaios sobre o tema, principalmente abordando as questões de repressão e desigualdade em seu país. Esse livro, em especial, é a transcrição adaptada da palestra de Chimamanda no TedxEuston, em 2012, em que ela fala sobre a importância do feminismo, o explicando de forma didática e desfazendo estereótipos. A palestra já teve milhões de visualizações e foi uma das primeiras e mais importantes falas da escritora sobre o tema. Conteúdo sempre atual e inspirador, o qual recomendo muito a leitura ou que o assistiam aqui.


Espero que experimentem essas leituras e elas sejam tão importantes para você quanto foi para mim. Seguimos 💪. Vamos juntas!

 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a ler os livros.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



27 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page