top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorAdriana Ferreira

Série de Conteúdo: Adorado Objeto Livro - Apresentação

Atualizado: 21 de dez. de 2023

Uma série de conteúdos sobre o universo do livro, enquanto objeto: sua origem, história, anatomia, processo de produção editorial e curiosidades sobre esse queridinho que adoramos exibir na estante.

banner-raizes-serie-de-conteudo-adorado-objeto-livro-conteudos-sobre-universo-do-livro

Conheça a Série de Conteúdo: Adorado, Objeto Livro, do Raízes, sobre o universo do livro enquanto objeto.


Acompanhado do hábito da leitura, normalmente, está o apreço pelo livro. Para além do gosto e interesse pela leitura, existe também o desejo de possuir o livro físico, para expor em uma estante particular, que quanto maior e mais recheada, melhor. Um lugar sagrado para leitores apaixonados, guardado com muito zelo e dedicação.

Assim, o leitor assíduo forma como pode a sua biblioteca particular e passa a se interessar não apenas pelo conteúdo dos títulos, mas também pelos aspectos relacionados ao livro enquanto objeto.

É compreensível o interesse dos leitores pelo objeto que guarda tantas histórias e aprendizados, promove experiências e por muitas vezes, é seu mais fiel companheiro. Dessa forma, a curiosidade acerca do livro cresce e antes temas que ficariam limitados ao mercado editorial, são de interesse também do consumidor, ou seja, o leitor. O fazendo permanecer no universo dos livros, além da leitura.

Aspectos como a estética do livro, qualidade do acabamento, durabilidade, etc. Tornando-se comuns histórias de pessoas que compraram o livro pela capa… #quemnunca. Porém, mais do que a beleza da capa, que segue sendo um item importante, detalhes como a lombada do livro e a direção do texto nesse espaço, recebem atenção, afinal, ela que ficará em evidência na estante. Já reparou nisso?

Decisões como essa passam pelo processo de produção editorial, que detalharemos nessa série, satisfazendo a curiosidade dos leitores mais apaixonados. E também, levando informações relevantes para escritores que vão publicar seu primeiro livro.

Falando em lombada, você conhece o nome das partes que compõe um livro? Sabia que conforme o tipo de livro — capa dura ou brochura — as partes que o formam também mudam? Percorreremos esse caminho te mostrando a anatomia do livro, pedacinho por pedacinho.



Nessa série passearemos também pela origem e história dos livros, desde as primeiras edições até a atualidade. Refletindo sobre sua importância como ferramenta de transformação social e seu histórico como alvo de censura e perseguição.


Colocando em pauta também aspectos negativos que toda essa adoração e interesse pelo livro enquanto objeto carrega. Como o acúmulo de livros não lidos, um estímulo ao consumo nada consciente, além de uma pressão que gera frustração e ansiedade, pela pilha de livros não lidos.


Afinal, amamos ler e viver essa experiência? Ou queremos ter uma estante cheia e superar metas de quantidade de livros por ano? Vamos refletir.

blog-raizes-serie-de-conteud-adorado-objeto-livro

Por me incluir no grupo de leitores que se interessam por esse tema e entender que há muito conteúdo legal para compartilhar sobre, produzir para o Raízes essa série de conteúdos sobre livros chamada "Adorado, Objeto Livro".


Nela iremos conhecer a origem e história dos livros, aspectos relacionados ao livro enquanto objeto e do seu processo de produção editorial, além de conversar sobre censura e a nossa forma de consumir livros. Vamos juntos?

 
foto-escritora-dri-ferreira-blog-raizes

Obrigada por ler! 🤓

Espero que tenha gostado e se inspirado a ler a série.

📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.

🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.

Nos vemos no próximo texto 🥰



Commenti


bottom of page